"Todos nós queremos o progresso. Progredir, porém, é aproximarmo-nos de um lugar aonde queremos chegar. Se você tomou o caminho errado, não vai chegar mais perto do objetivo se seguir em frente. Para quem está na estrada errada, progredir é dar meia volta e retornar a direção correta; neste caso, a pessoa que der meia-volta mais cedo será a mais avançada. [...] Penso que se examinarmos o estado atual do mundo, é bastante óbvio que a humanidade cometeu um erro. Tomamos o caminho errado. Se for assim, devemos dar meia-volta. Voltar é o caminho mais rápido". C.S Lewis, Cristianismo Puro e Simples.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Pátria Educadora ou Pátria Doutrinadora?

Atualmente, NOVENTA E CINCO POR CENTO dos alunos brasileiros saem do ensino médio sem conhecimentos básicos em matemática, SETENTA E OITO POR CENTO sem conhecimentos básicos em língua portuguesa e quase QUARENTA POR CENTO de nossos universitários são analfabetos funcionais. 

Os números são, sim, muito assustadores e nem um pouco compatíveis com o lema do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, que prometia dar prioridade à educação de qualidade mesmo depois de (curiosamente) anunciar o esgotamento do FIES, o congelamento do programa Ciência Sem Fronteira e o corte de mais de 10,5 bilhões de reais no Ministério da Educação. 

Mas, apesar de medonhos, os números referentes ao conhecimento de nossos estudantes, infelizmente, não são surpreendentes: de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Sensus, 78% dos professores brasileiros acreditam que a principal missão das escolas seja a de “formar cidadãos”, enquanto apenas 8% deles acredita que sua verdadeira missão seja a de “ensinar as matérias propostas”. 

O que esperar, portanto, de alunos doutrinados por profissionais que estão cada vez mais preocupados em substituir o papel da família e em transmitir seus próprios ideais, ao invés de ensinar os conteúdos básicos e essenciais para a formação de um universitário competente?!

Eis a educação brasileira transformada em mais um simples panfleto ideológico.

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