"Todos nós queremos o progresso. Progredir, porém, é aproximarmo-nos de um lugar aonde queremos chegar. Se você tomou o caminho errado, não vai chegar mais perto do objetivo se seguir em frente. Para quem está na estrada errada, progredir é dar meia volta e retornar a direção correta; neste caso, a pessoa que der meia-volta mais cedo será a mais avançada. [...] Penso que se examinarmos o estado atual do mundo, é bastante óbvio que a humanidade cometeu um erro. Tomamos o caminho errado. Se for assim, devemos dar meia-volta. Voltar é o caminho mais rápido". C.S Lewis, Cristianismo Puro e Simples.

terça-feira, 10 de maio de 2016

O Livre Mercado e o Seu Sanduíche



Apresento-lhes o curioso caso do rapaz que resolveu fazer o seu próprio sanduíche a partir do zero. Essa parece apenas a história de mais um sanduíche qualquer, mas, para finalizá-lo, seu inventor levou cerca de seis meses de produção e teve um gasto aproximado de 1500 dólares.
Isso porque ele teve que plantar os seus próprios vegetais, ordenhar sua própria vaca, fabricar sua própria farinha e o seu próprio queijo, além, é claro, de fazer o seu próprio sal a partir da água do
 mar.

E todo esse processo teria que ser repetido por cada um de nós caso não existissem milhares e milhares de pessoas cooperando voluntariamente umas com as outras para produzir os ingredientes necessários à fabricação de um sanduíche caseiro.
Elas podem nem mesmo saber qual será o produto final e talvez nem gostem tanto assim de lanches naturais -mas, ao aderirem ao capitalismo e trocarem o seu trabalho por um salário, elas possibilitam que montemos os nossos sanduíches em menos de um minuto, por um preço super acessível e na hora em que bem entendermos, podendo, inclusive, elas mesmas, se beneficiarem de todos esses resultados.

Proponho, portanto, a todos aqueles que odeiam o mundo globalizado e o modelo do livre mercado, que comecem a produzir, pelo menos, as suas próprias refeições diárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário