"Todos nós queremos o progresso. Progredir, porém, é aproximarmo-nos de um lugar aonde queremos chegar. Se você tomou o caminho errado, não vai chegar mais perto do objetivo se seguir em frente. Para quem está na estrada errada, progredir é dar meia volta e retornar a direção correta; neste caso, a pessoa que der meia-volta mais cedo será a mais avançada. [...] Penso que se examinarmos o estado atual do mundo, é bastante óbvio que a humanidade cometeu um erro. Tomamos o caminho errado. Se for assim, devemos dar meia-volta. Voltar é o caminho mais rápido". C.S Lewis, Cristianismo Puro e Simples.

sábado, 4 de junho de 2016

Imagine there's no religion

Quando os jovens, imbecilizados pela mídia, idealizam juntos de John Lennon a supressão da religião, parecem não perceber que este seria um grande- senão o maior- retrocesso da história de nossa civilização.

Querem um mundo sem religião, ou, pelo menos, sem Cristianismo? Então aceitem uma sociedade onde o sacrifício humano e a escravidão sejam práticas comuns, assim como o incesto, o canibalismo, a poligamia, o aborto e o infanticídio. 


Rasguem os Direitos Humanos, não reclamem da discriminação contra a mulher, o negro e o homossexual -sim, o homossexual- e descartem também a possibilidade de estudar em uma universidade.


Esqueçam todas as facilidades que a astronomia, a genética, o geomagnetismo, a meteorologia, a sismologia e a física solar trouxeram para as suas vidas, já que essas áreas começaram a ser estudadas por cristãos e membros da Igreja, e apaguem da história elementos culturais preciosíssimos, como as obras de John Milton, Dante e Santo Agostinho; 


Destruam também as mais belas catedrais da Europa e do mundo, enterrem esculturas e pinturas de Michelangelo, Leonardo da Vinci e Rembrandt, e joguem no lixo todas as sinfonias de Handel, Mozart, Vivaldi e Sebastian Bach. 


Querem um mundo sem Cristianismo? Então estejam preparados para uma vidinha bem mais chata e miserável do que estão acostumados.

Um comentário:

  1. Miga, acho difícil concordar que "idealizar (...) a supressão da religião" seria o maior retrocesso da história de nossa civilização.

    Não é preciso estar em uma sociedade que aceite sacrifícios humanos para que se presencie isso, afinal se olharmos atentamente para as guerras de reconquista da península Ibérica (vulgas Cruzadas) é possível observarmos a grande quantia de sarracenos que foi brutalizada pelas campanhas cristãs, sob o pretexto de expansão e recuperação da terra santa. Quanto à escravidão, desde que o Brasil foi "descoberto", a classe dominante é cristã e, nem por isso, teve problemas com a escravatura até fins de do século XIX. Quanto a incesto, canibalismo, aborto (cuja discussão continua em voga, sem resolução consensual), poligamia e os quatro cavaleiros do apocalipse que pareces acreditar que vão ascender junto, não achas exagerar um pouco? Gostaria de saber por que motivo essas seriam consequências da abstenção do cristianismo.

    Os direitos humanos têm de ser rasgados? Que dizer então da liberdade de credo, cuja integridade tem sido desrespeitada por quase toda a comunidade cristã desde fins do século V? Que dizer da escravatura embelezada que foi o esquema de suserania e vassalagem durante o período feudal, no qual os camponeses eram camponeses porque "assim Deus havia dito"? Cuidado ao pensar na Declaração que foi criada e organizada no período Iluminista, pois muitos dos direitos que ali estão contidos já foram violados pela tradição que defendes. Outra, por que temos também que descartar toda e qualquer possibilidade de estudarmos em uma Universidade?

    As ciências não devem sua propagação, bem como sua manutenção, ao cristianismo, querida. A astronomia surgiu com Ptolomeu (grego politeísta), a biologia e a física foram trabalhos aristotélicos, por exemplo.

    Não entrarei no mérito arquitetônico das catedrais, mas ao citar Da Vinci, esqueces de que muitos trabalhos de anatomia que eram desenvolvidos por ele foram intensamente criticados pela igreja, pois era de "mau gosto" lidar com cadáveres, por exemplo. Isso retardou o desenvolvimento da medicina até meados do século XVIII.

    Se a vidinha sem cristianismo vai ser tão mais chata assim, por que teus argumentos são tão esquivos? Desenvolva essas questões que lhe propus, gostaria de continuar o debate.

    <3

    ResponderExcluir